6 dicas para economizar combustível

Veja 6 dicas para economizar combustível

Uma das maneiras mais eficientes de reduzir os gastos é economizar o combustível. O caminhoneiro autônomo e as transportadoras têm muito a ganhar com algumas atitudes do motorista. Vamos a elas.


1. Planeje a rota
Um planejamento bem feito ajuda a evitar congestionamentos, define quais os melhores lugares para parada e não perde tempo com desvios desnecessários.

2. Caminhão em dia
Troca de óleo, pneus calibrados e todas as manutenções em dia ajudam a manter o caminhão em perfeito funcionamento. E, nessas condições, ele fica mais econômico.

3. Divida o peso
Pesos extras sempre exigem mais do caminhão. Por isso, carregue consigo somente o necessário e divida a carga uniformemente em toda a carroceria.

4. Fique atento ao conta-giros
O conta-giros mostra a velocidade de rotação do motor por minuto (RPM). Ele é dividido em verde, amarelo e vermelho. Se o conta-giros estiver em amarelo ou vermelho, isso quer dizer que o caminhão está consumindo mais combustível e o motor trabalhando com mais esforço. Por isso, mantenha o conta-giros sempre no verde, para consumir menos combustível e produzir menos poluição.

5. Combustível
Abasteça sempre em postos de confiança, isso garante a qualidade do combustível. Além disso, evite derramamentos e verifique sempre a vedação da tampa do tanque.

6. Na estrada…
Durante a viagem, mantenha uma distância segura dos outros veículos. Dessa forma, evita-se frear ou desacelerar sem necessidade. Também tenha cuidado para não acelerar nas mudanças de marcha, ou seja, pressione o acelerador suavemente, aproveitando ao máximo a faixa de torque do motor.

Uma dica essencial é não andar na banguela ou ponto-morto. Além de ser contra a lei, ao trafegar no ponto-morto o caminhão fica desengatado, no regime de marcha lenta, gastando mais combustível. Sem contar que, na banguela, a caixa de transmissão não recebe lubrificação correta, podendo assim ser danificada.

fonte: http://www.vidadecaminhoneiro.com.br/veja-tambem/dicas-para-economizar-combustivel/#sthash.GD56jBMI.dpuf

Categoria:Exemplo de categoria

Deixe seu Comentário